
Bom Dia Galerinha!
Como primeiro post gastronômico para este lindo blog vou dar uma receita fácil, modificada por mim e que é sucesso garantido em qualquer situação!
O prato surgiu na região de Provença na França e é usado lá para acompanhar legumes (batata, vagem francesa e cenouras) e peixe aferventados. Originalmente ele é batido no pilão (mortier em francês) e é batido bem rápido. Pode-se bater no batedor (fouet em francês) em uma tigela qualquer, desde que utilizemos o alho bem picado, para não ficar pedaçudo.
Aiöli do chef Bruno Monteiro
1 dente de alho inteiro (se quiser menos forte tirar o miolo do alho)
Suco de 1 limão
1 colher de sopa de mostarda Dijon
1 colher de sopa de mostarda amarela
2 ovos inteiros
500 ml de azeite de oliva extra virgem
Salsinha picada à gosto
Modo de fazer:
Colocar todos os ingredientes menos o azeite na ordem acima. Começar a bater e cuidadosamente ir jogando o azeite pelo orifício da tampa do liquidificador até ficar em ponto de maionese (bem cremoso).
Colocar em um recipiente com tampa e adicionar a salsinha. Refrigerar por 2 horas antes de servir.
Este Aiöli serve como pate para pães e torradinhas. Pode ser passado no pão e colocado na churrasqueira, fica ótimo! Serve também para molho de salada ( é só adicionar um copo de iogurte natural), serve para acompanhar carnes grelhadas em geral, churrasco enfim, legumes cozidos ou grelhados, aspargos, enfim é só usar a imaginação.
Eu faço uma maionese de legumes com esse Aiöli que fica DIVINA! usei no Natal por sinal. :)
Bom é isso! Aproveitem bem essa sexta feira e logo, logo tem mais!
XOXO
Bruno
AEEEE!! Que delícia!!!
ResponderExcluirHMMMM Vou fazer fds, tks!!
ResponderExcluirNossa fica uma delicia mesmo, obrigado Chef Bruno Monteiro por ter feito esta delicia na minha festa! Grato
ResponderExcluir