quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Lume: Criar e recriar o teatro


Em tempos nos quais vemos peças serem produzidas somente com grandes patrocínios, artistas reclamando de que o teatro não tem apoio, entre outras questões abordadas. Mas e o estudo sobre a arte, o teatro, o ator e o autor, entre outras questões que envolvem um espetáculo? Não deixam de ser importantes, eu diria essenciais. 


Desde o começo, a ideia de Luís Otávio Burnier ao fundar o LUME (Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais), em parceria com o ator Carlos Simioni e da musicista Denise Garcia, era trabalhar na elaboração das novas possibilidades expressivas de voz, corpo, atuação, sempre levanto em conta o teatro como ofício e poética.






Em 26 anos, hoje com sete atores à frente do projeto - Ana Cristina Colla, Carlos Simioni, Jesser de Souza, Naomi Silman, Raquel Scotti Hirson, Renato Ferracini e Ricardo Puccetti - o LUME, que é vinculado à Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), traz sempre a arte por meio de oficinas, projetos de intercâmbio, sempre com espetáculos que visam sair do convencional e cativar o público. Por isso é referência nacional e internacionalmente para atores e pesquisadores de arte. 


Hoje, o LUME traz em sua sede importantes eventos para a troca de arte e cultura, por meio dos cursos de Fevereiro e do TERRA LUME, no qual os atores transmitem as técnicas desenvolvidas em sala para profissionais de diferentes segmentos das artes cênicas e corporais do Brasil e do Exterior.


Durante todo o mês de fevereiro, o TERRA LUME trouxe muitos cursos e intervenções, debates e cortejos de rua, com participação de diversas pessoas interessadas em obter mais e mais conhecimento nas oficinas ministradas por renomados atores e autores. 


E nesta sexta-feira, 17, o cortejo de encerramento 'TRUEQUE', do espanhol “troca”, que vai reunir alunos e professores dos Cursos de Fevereiro, artistas, nativos e visitantes de Barão Geraldo. Cantoria, cenas, coreografias e brincadeiras estão inclusas, de forma a propor novas relações com o entorno e com o outro. 

O evento é gratuito e a saída será da Praça do Coco, às 17h.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário