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terça-feira, 7 de fevereiro de 2012
Evento de Moda Unicamp - Sheila Gies
Na segunda palestra do evento, a pesquisadora Sheila Gies abordou a moda por meio da pespectiva da Cultura Material. Para explicar sua pesquisa, Sheila abordou os conceitos de moda e seu dinamismo.
"Moda tem estetizado e individualizado a vaidade humana. É o mais importante meio de demonstrar características sociais e valores pessoais". (Lipovetsky, 1964).
Sobre o design de moda, abordou o produto e o processo. Como produto é o resultado final, arranjo que se pretende, resultado de um plano. E como processo é o planejamento organizado para atingir objetivo, feito de acordo com propósito específico, uma criação.
Quando coloca uma roupa sobre seu corpo, há toda uma informação sensorial, a moda não pode ser estudada apenas como design porque tem como característica particular ser carregada em seu corpo.
A melhor definição da cultura material, como estudo, é o processo de descoberta, por meio dos objetos e valores de quem fez ou usou. A análise partindo de objetos, até descobrir os valores materiais. O estudo atual vem da antropologia, estudos de vestígios, o que foi deixado, valores materializados em determinados objetos.
Por meio do método de pesquisa de Jules David Prown, para análise de objetos e a partir deles, gerar informações, aplicando esta forma exclusivamente ao design de moda contemporâneo, para o seu aprimoramento, usa-se de artefatos como evidência cultural e não como ilustração apenas. Todo aspecto observável tem algo de cultural. Por isso, o estudo deve ser cuidadoso.
Fases do método Prown
1 - Descritiva - se concentra no objeto em si, conteúdo, aparência, representação óbvia, análise formal, considerando quantidade, ritmo, cor, textura e luz.
2 - Dedução - partindo do primeiro passo, vai interpretar por meio da interação com o objeto, experiência sensorial ou imaginativa. Dividida no engajamento sensorial, intelectual e resposta emocional.
3 - Especulação
Acontece na mente. Formulação de teorias e hipóteses, buscando evidências fora do objeto, podem encontrar informações contrárias, complementares, suplementares, criando então um programa de pesquisa, respondendo todas as questões levantadas.
Com base em estudos de algumas marcas, Sheila desenvolveu o método de análise de design de moda contemporânea como evidência cultural, que são feitos de acordo com a sequência abaixo
1- Identificação do design
Envolve identificar a cultura de origem, quem fez, comprou ou usou, data e local do design e da análise, dados do analista.
2- Registro Visual
Fotografia e/ou desenho
3 - Descrição, como a do método Prown.
4 - Dedução
5 - Especulação
6 - Uso da técnica da entrevista para a geração dos dados qualitativos primários
7 - Consideração holística das informações em relação ao contexto cultural de origem
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