terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Evento de Moda Unicamp - Marianna Lamas


A Pesquisadora Marianna Lamas, da área de geografia, abordou a contribuição da geografia para o mundo da moda. Sua pesquisa tem como objeto de estudo o espaço geográfico e mais do que saber as etapas de criação da moda, é importante saber onde elas estão.

As estratégias para disseminação da moda podem ser globais, mais se desenvolvem localmente. A apropriação das características vai se adaptando de local a local.

No caso da moda como evento geográfico, o evento é o fato que acontece em determinado local e momento por meio de construção social ou cultural. Moda pode ser entendia como linguagem, manifestação cultural, atividade econômica e prática social, ela depende de dinâmica que é espacial e territorial.

A forma como a moda é criada, pensada e produzida, vai depender de cada lugar. A criação de algo pode transformar nós mesmos e o espaço em que se vive.

Quando pensamos em cadeia ou arranjo produtivo, temos a ideia de etapa, fase. Contudo, em tempos de globalização, o bom profissional não desassocia a moda de tudo que acontece no mundo, finanças, crises, ou seja, é necessária sempre essa visão interdisciplinar.

O profissional de hoje deve ser capaz de elaborar projetos ambientalmente corretos, culturalmente aceitos, socialmente responsáveis e financeiramente viáveis. As pessoas estão cada vez mais seletivas com relação aos produtos oferecidos, pensando nos diferenciais de cada produto antes do consumo, os diferenciais estão cada vez mais em evidência, mesmo diante da globalização.

A análise geográfica poderia contribuir ao saber onde é produzido, por meio do circuito espacial produtivo, a especificidade dos lugares. Mais do que produzir em etapas, elas estão especializadas, deve saber que além da produção, é necessário saber onde são feitas, criando mapas. É a cadeia produtiva especializada, não abrange somente as etapas e também a localização de onde é feita cada parte da produção.

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