Bom dia leitores!
Ontem tivemos uma deliciosa reunião de pauta na minha casa e resolvi atender ao pedido da recriadora Renata Petry e fazer o meu famoso Risoto de Funghi. Posso falar que foi um verdadeiro sucesso, pois todos comemos bem e não sobrou um grão de arroz pra contar história! Hehehe
O Risoto de funghi é provavelmente o mais famoso de todos os risotos, e deve, idealmente, ser cozinhado com cogumelos porcini quando eles começam a entrar em temporada, em julho na Itália. No entanto, como estamos no Brasil e isso é meio difícil de chegar fresco aqui, usar os secchi (desidratados) é ótimo e dá quase o mesmo resultado. Sendo originalmente um prato camponês é fácil e muito saboroso. Geralmente servido sozinho ou em pequenas porções como entradinha. Aproveitem!
Risoto de Funghi Seco (para 6 pessoas):600g de arroz arbóreo ou carnaroli
Uma cebola média picada em cubos pequenos
2 dentes de alho bem picados
100g de cogumelos funghi secos ou 200g de frescos
4 colheres de sopa de azeite extra virgem
1 copo bem cheio de vinho branco seco
2 colheres de sopa cheias de manteiga
2 litros de caldo de carne ou 2 l de água com dois cubos de caldo de picanha dissolvido
1 xícara de parmesão(parmigiano reggiano) ralado.
Salsinha picada para decorar
Modo de fazer:
Se usar cogumelos secos, ferva-os por pelo menos 10 minutos em 200 ml de água. Depois de terem reconstituído, escorra-os (guarde a água) e pique-os conforme o seu gosto. Eu gosto de picar meio grande. Não há necessidade de deixar de molho os cogumelos frescos.
Refogue a cebola e o alho em 3 colheres de azeite e uma de manteiga até que a cebola esteja transparente. Sob nenhuma circunstância a cebola e o alho devem queimar. Se eles se queimarem, começem de novo.
Adicione o arroz e mexa bem até que ele seja envolvido pela gordura da panela. Deixe por cerca de 2 minutos refogando segundos. Mais uma vez ele não deve sequer chegar perto de queimar. Adicione o vinho e espere que ele evapore completamente.
Adicione os cogumelos e a água que eles reidrataram.
Vá adicionando o caldo com uma concha até que ele esteja cozido “al dente”(meio durinho no meio, cerca de 20 minutos). Se preferir um pouco mais cozido adicione mais água (sempre fervente).
Quando pronto desligue o fogo, adicione a salsinha, manteiga e azeite restantes e o parmesão. Ajuste o sal se necessário. Deixe descansar por uns 2 minutos e sirva!
Abaixo, algumas dicas do chef:
• Uma boa indicação é a medida de meio copo de arroz por pessoa.
• Usar azeite com infusão de trufas negras dá um sabor extra ao prato.
• Se usar os frescos, você pode salteá-los em um pouco de manteiga antes e somente adicioná-los ao fim do cozimento do risoto.
• As pessoas têm opiniões diferentes sobre a adição de alho. Cogumelo e alho é uma boa combinação, mas cuidado: o alho não deve sobressair ao sabor do cogumelo.
Espero que tenham gostado da receita!
Beijos e até a próxima!
Foto e tratamento do recriador Cecel Vancetto.