Rê.criação é um blog no qual você se mantem bem informado sobre diversos temas, conhece ideias e ideais, dá a sua opinião e fica ligado nas dicas de cultura, gastronomia, moda, entre outros assuntos.
sexta-feira, 16 de dezembro de 2011
Não teremos Ronaldo Fraga do SPFW de janeiro
Acabei de ler no site da Folha de SP que o estilista Ronaldo Fraga decidiu, na última terça feira, a não participar do próximos SPFW.
O estilista diz que tem certeza que a moda acabou. Obviamente, quando a pessoa fala uma frase dessa, abre um leque de críticas boas e ruins. Muitos tentaram interpretar esse "acabou" que Fraga declarou como um engessamento da moda em relação ao varejo. "Acho que o que o Ronaldo quis dizer é que a moda autoral acaba porque você não pode sustentá-la sem base financeira forte. O varejo não se sustenta de coisas originais", disse a consultora de moda Costanza Pascolato, para o site da Folha de SP. Outros, como Paulo Borges, dizem que essa frase não faz sentido no atual momento.
Há uns meses atrás fiz uma entrevista com Dudu Bertholini e perguntava se a moda podia ser considerada arte. Ele me deixou claro que moda tinha suas bases calcadas na arte, mas não deveria, de jeito algum, ser considerada isso, por estar sustentada no comércio. Ou seja, o estilista não pode criar ao seu bel-prazes. Ele deve ser criativo dentro dos padrões que o varejo e o consumidor impõe.
Me pareceu que Ronaldo está em crise com essa situação e querendo abrir um novo horizonte para a sua vida profissional. Fraga está preparando o lançamento de seu próximo livro "Caderno de Roupas, Memórias e Croquis" e haverá a apresentação de suas coleções em diversas cidades "Vou alugar casarões por 15 dias, montando uma exposição, lançando o livro e exibindo as roupas. Vai ser uma discussão de moda com as comunidades locais. Será um playground Ronaldo Fraga." Disse o estilista para o site da Folha de SP. Entretanto, o estilista não descarta voltar para o SPFW no segundo semestre.
Mas vale a reflexão. Em que moldes está a moda atualmente? Não existe mais ou seu caráter chegou a uma amplitude sem igual?
Sorte ao Ronaldo Fraga
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário